FUNDADO EM 1929 – Mais de 90 Anos de História

Acompanhe nas redes sociais

Notícias

Caminhando rumo ao centenário

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

Neste domingo, 26 de fevereiro, o Clube Atlético Guaçuano celebra 94 anos de história. Uma das agremiações mais antigas do país caminha para o seu primeiro centenário, que será comemorado daqui seis anos, em 2029. Até lá, muita coisa tem para acontecer com o Mandi. 

Podemos ter novos heróis, mas, o que não podemos esquecer é dos nossos fundadores. O clube não existiria sem eles. Mas, quem são esses fundadores? No dia 26 de fevereiro de 1929, uma terça-feira, 61 pessoas se reuniram no antigo Cine República, espaço cultural, localizado à rua Apolinário, na esquina com a rua Capitão Antônio Gonçalves Teixeira, para constituir a primeira diretoria da agremiação que se tornaria a maior representante da cidade.

Naquela noite, a diretoria foi eleita com Hermínio Bueno definido como presidente honorário e o capitão Agenor de Carvalho como vice-presidente honorário. Alexandre Augusto Camacho foi eleito presidente efetivo.

A diretoria contou ainda em sua primeira formação com Júlio César Armani (vice-presidente), Ernesto Coelho Ferreira (secretário geral), João Stabille (secretário), Luiz Chiarelli (1° tesoureiro), Renato Bueno (2° tesoureiro), José Franklin Silva (diretor esportivo), Ricardo Artigiani (2° diretor esportivo), Ottilio Ognibene (orador) e Joaquim Rangel (fiscal de campo). Ainda foram escolhidos para o Conselho Fiscal os farmacêuticos Oscar Bueno e João Pereira da Silva, além de José Franco de Paula, José Pinto Martins Junior e Aliçady Ribeiro. Foi com estes nomes que o Guaçuano começou a dar seus primeiros passos oficiais. Ainda de forma amadora.

Inativo por 15 anos, retomou as atividades em 1974 para suprir a ausência profissional do Grêmio Esportivo Guaçuano, clube fundado a exatamente no ano seguinte à paralisação das atividades do antigo Mandi. Hoje, ainda celebra suas conquistas do passado, como os mais recentes acessos de 1992 e de 2011, mas projeta uma nova caminhada rumo aos 100 anos de história.

Fonte: Jornal “Grande Jogada” (26 de fevereiro de 2019 – Edição 116) #vaimandi #omandivoltou #atleticoguaçuano #juntossomosmaisfortes

Apoiadores

Parceiros

plugins premium WordPress